Modulo 4 Reflexoes

Módulo 4 Reflexões

Refletindo sobre a questão deste módulo é de constatar que os recursos REA são de facto uma grande mais-valia na educação e não só. No entanto, o meu conhecimento sobre os mesmos é muito precário, dado que ao longo dos anos foram poucas as vezes que os utilizei no contexto educativo e os utilizados, não foram de forma alguma consistentes nem sistemáticos. No entanto, mesmo com as dificuldades que sinto na utilização destas ferramentas, tenho utilizado software específico (JClik e Pictoselector) quando se trata de desenvolver a comunicação de determinados alunos, como também tenho utilizado sites educativos com o objetivo de desenvolver competências.
Enquanto formanda e formadora também tenho utilizado com frequência muitas das bibliotecas virtuais e sites com o objetivo de me informar e formar.
Novamente reafirmo o grande potencial destes recursos na educação, nomeadamente na aplicabilidade a docentes de educação especial e respetivos alunos.
Esta formação está a ser uma grande porta de entrada de novas informações e aprendizagens. Não tinha a ideia da extensão enorme de recursos disponíveis (fazia apenas um pequeno cálculo…). De tal modo é esta extensão que não tem sido possível experimentar todos os recursos indicados. Espero, mais tarde, e em parcerias com colegas, poder aprofundar alguns dos recursos não experimentados e poder dar continuidade aqueles que pude explorar.
Acrescento que, uma das dificuldades que tenho sentido é, que a utilização dos recursos requer tempo, disponibilidade mental e motivação. Para mim, que sou da geração do lápis e do papel, quando se trata de recorrer às novas tecnologias, necessito sempre de apoio de alguém que sabe muito mais do assunto, de forma a garantir uma utilização/produção de material mais eficaz.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License